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PROGRAMA ERASMUS+




O Comité para a Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu aprovou, no dia 20 de fevereiro de 2020 a próxima geração do programa Erasmus+ para o período 2021-2027.

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EPROMAT na Europa desde 2009 

Já foram muitos os alunos e professores que beneficiaram das ações do anterior programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Comenius e Leonardo da Vinci.

Em 2009, iniciámos a nossa viagem com um projeto bilateral (2 países), Portugal e Polónia.

O programa Erasmus+ abre portas ao mundo e oferece experiências únicas aos alunos, staff e à própria escola.

Para os alunos:
Estágios em empresas europeias, novas culturas, novas línguas e um grande passo rumo ao futuro profissional. O Erasmus+ desenvolve autonomia, confiança e competências valorizadas no mercado de trabalho.

Para o staff:
Formação, partilha de boas práticas e contacto com métodos inovadores de ensino. As mobilidades fortalecem parcerias e impulsionam a internacionalização da escola.

Para a EPROMAT:
O Erasmus+ reforça a reputação e visibilidade da escola a nível europeu, promove a inovação pedagógica e cria uma rede sólida de cooperação internacional. Através destas parcerias, a EPROMAT melhora continuamente a qualidade da sua oferta educativa e forma cidadãos mais preparados, abertos e empreendedores.

💫 Mais do que uma viagem, é uma experiência que transforma vidas e fortalece a nossa escola.
Na EPROMAT, acreditamos que o Erasmus+ é uma oportunidade para crescer, aprender e descobrir o mundo.

Os nossos Projetos Erasmus+

N.º do projeto: 2025-1-PT01-KA121-VET-000318722 (junho 2025 até ao momento)

Ação: KA1 - Mobilidade

N.º de participantes: 42 mobilidades aprovadas

Em execução

N.º do projeto: 2025-1-PL01-KA220-SCH-000350805 (31/12/2025 a 30/12/2027)

Ação: KA2 – Cooperação

N.º do projeto: 2024-1-PT01-KA121-VET-000227512 (junho 2024 até ao momento)

Ação: KA1 - Mobilidade

N.º de participantes: 23

Países participantes: Espanha, Malta, Bélgica

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: em execução

N.º do projeto: 2023-1-PT01-KA121-VET-000132663 (junho 2023 a maio 2025)

Ação: KA1 - Mobilidade

N.º de participantes: 21

Países: Espanha, Itália

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: O projeto Erasmus+ da EPROMAT teve um impacto muito positivo nos alunos, na escola e na comunidade educativa. Para os alunos, a mobilidade representou uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas, linguísticas e interculturais. Tornaram-se mais autónomos, responsáveis e confiantes, reforçando também o sentido de pertença europeia e melhorando as suas perspetivas de empregabilidade.

Na escola, o projeto consolidou a estratégia de internacionalização e valorizou as práticas pedagógicas, evidenciando a capacidade da EPROMAT para preparar e acompanhar os participantes de forma eficaz. As parcerias estabelecidas contribuíram para o enriquecimento da oferta formativa e para o fortalecimento das redes europeias de cooperação.

Na comunidade educativa, o projeto reforçou a visibilidade da escola e promoveu uma cultura de abertura, partilha e valorização da educação profissional. As experiências e aprendizagens dos alunos inspiraram outros membros da comunidade escolar, tornando o Erasmus+ um elemento essencial de desenvolvimento pessoal, educativo e social.

N.º do projeto: 2023-1-PL01-KA210-SCH-000155032 (01/09/2023 a 31/12/2024)

Ação: KA2 - Cooperação

N.º de participantes: 100 alunos

Países participantes: Polónia, Portugal e Espanha

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: O projeto “Sport to zdrowie” (Sport is Health) teve um impacto muito positivo nos alunos, nas escolas participantes e na comunidade educativa em geral. No caso dos alunos, a mobilidade e as atividades desenvolvidas contribuíram para o reforço da atividade física, da cooperação e da consciência cultural. Mais de 90% dos participantes referiram ter aumentado a sua prática desportiva e adotado hábitos de vida mais saudáveis. As diversas atividades — como dança, ioga, patinagem, jogos desportivos e atividades de grupo — proporcionaram não apenas benefícios físicos, mas também o desenvolvimento de competências sociais, linguísticas e interculturais. Os alunos demonstraram maior autoconfiança, espírito de equipa e abertura ao diálogo com colegas de diferentes países, valorizando a experiência de aprendizagem num contexto europeu.

Nas escolas envolvidas, o projeto permitiu consolidar a cooperação internacional e o intercâmbio de boas práticas pedagógicas. Através da partilha de metodologias inovadoras no ensino do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis, as instituições reforçaram a qualidade da sua oferta educativa e a dimensão europeia das suas atividades. O projeto fomentou igualmente a inclusão e a igualdade de oportunidades, assegurando a participação de alunos provenientes de contextos diversos, e contribuiu para o fortalecimento da imagem e reputação das escolas junto das suas comunidades.

Na comunidade educativa, o projeto impulsionou uma cultura de bem-estar, partilha e cooperação. A divulgação das atividades permitiu sensibilizar para a importância do desporto e da educação para a saúde. Este envolvimento coletivo reforçou o sentido de pertença europeia e a valorização da escola como espaço de aprendizagem, inclusão e desenvolvimento integral.

N.º do projeto: 2023-1-IT02-KA210-SCH-000157109 (01/09/2023 a 31/08/2025)

Ação: KA2 - Cooperação

N.º de participantes: 150 alunos

Países participantes: Itália, Portugal e Bulgária

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: O projeto “I Am Your Mirror – Inclusive Communication for Social Inclusion” teve um impacto significativo nos alunos, nas escolas participantes e em toda a comunidade educativa. Para os alunos, a participação representou uma experiência transformadora, que promoveu a consciência sobre a importância da comunicação inclusiva e do respeito pela diversidade. Através das atividades desenvolvidas — como as sessões Agora, a criação dos manuais sobre linguagem e imagens inclusivas, e a mobilidade internacional na Bulgária — os alunos adquiriram competências digitais, criativas e interculturais, tornaram-se mais empáticos, autoconfiantes e conscientes do poder das palavras e das imagens na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O trabalho colaborativo e o contacto com colegas de diferentes países reforçaram o sentido de pertença europeia e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento pessoal e coletivo.

Nas escolas envolvidas, o projeto contribuiu para o fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas e para o desenvolvimento da dimensão europeia e digital das instituições. A produção conjunta de recursos educativos — como os manuais digitais, os vídeos e a mostra virtual — incentivou a inovação, a criatividade e o uso de metodologias participativas centradas nos alunos. Os docentes aprofundaram as suas competências em educação inclusiva e integração das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, as escolas consolidaram uma rede de cooperação transnacional sólida e dinâmica, capaz de gerar novas oportunidades de colaboração futura.

Ao nível da comunidade educativa, o projeto teve um efeito multiplicador relevante. As famílias, outras escolas e entidades locais participaram em eventos de divulgação e tiveram acesso à mostra digital “I Am Your Mirror”, o que contribuiu para aumentar a sensibilização sobre os valores da inclusão, da igualdade e do respeito pela diversidade. O projeto deixou um legado duradouro de boas práticas e recursos que continuarão a beneficiar alunos, professores e comunidades, sustentando o compromisso europeu com a educação inclusiva e a valorização da unicidade de cada indivíduo.

N.º do projeto: 2023-1-PT01-KA220-SCH-000158972 (01/11/2023 a 31/10/2025)

Ação: KA2 - Cooperação

N.º de participantes: em execução

Países participantes: Portugal, Macedónia do Norte e Turquia

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: em execução

N.º do projeto: 2023-1-PT01-KA220-VET-000155737 (31/12/2023 a 30/12/2025)

Ação: KA2 - Cooperação

N.º de participantes: em execução

Países participantes: Portugal, Irlanda, Turquia, Espanha e Dinamarca

Impacto do projeto nos jovens e para a escola: em execução

Estágios na Europa

Desde 2013, que os alunos dos nossos cursos, têm a oportunidade de participar numa experiência Erasmus num país estrangeiro, permitindo-lhes alargarem os seus horizontes a nível profissional, pessoal e cultural. Acreditamos que, ao oferecer esta oportunidade aos nossos alunos, estamos a contribuir para o aumento da qualidade profissional dos mesmos e para o aumento da qualidade dos serviços prestados pela escola às empresas.

Estes projetos Erasmus+ permitem que os alunos vivenciem a diversidade social, étnica, linguística e cultural e, também, adquiram e aperfeiçoem novos conhecimentos e competências. São uma experiência enriquecedora que possibilita aos alunos do ensino secundário desenvolverem competências profissionais e pessoais, aumentando a qualidade e pertinência das suas qualificações e capacidades.

Informação sobre o processo de seleção de participantes em projetos ERASMUS+

Os interessados serão submetidos a um processo de seleção faseado:

– Envio do Processo de candidatura (Ficha de inscrição, carta de motivação e autorização do Encarregado de Educação, se aplicável);

– Seleção de alunos pelos Diretores de Curso, diretores de Turma e docentes de Inglês, tendo em conta os critérios definidos para as diferentes modalidades;

- Entrevista de motivação;

– Afixação dos resultados.

Todas as atividades de mobilidade realizadas com sucesso são plenamente reconhecidas pela EPROMAT, integrando-se nos registos académicos e curriculares dos participantes.

Critérios de Seleção de participantes: 

Mobilidade/intercâmbio para alunos de 1.º e 2.º anos:

– Desempenho escolar (aplicável às turmas do 2º ano: média da disciplina de Ingês 1º ano, média do curso 1º ano, média da componente tecnológica) - 50%

- Softskills: Capacidade de adaptação/ resiliência, capacidade de resolução de problemas, autonomia, capacidade de relacionamento interpessoal - 20%

- Comportamento, atitudes e inexistência de ocorrências disciplinares graves - 20%

– Disponibilidade para acolher colegas de escolas parceiras e outros participantes em Erasmus - 10%

Mobilidade para alunos do 3º ano - Finalistas:

– Avaliação do percurso escolar (Média da disciplina de Inglês, média final de curso, média da componente tecnológica do curso e média das classificações de FCT do curso, módulos em atraso) - 60%

– Adaptação à mudança, resolução de problemas, flexibilidade, criatividade, responsabilidade, autonomia, motivação, comunicação, tomada de decisão capacidade de adaptação/ resiliência - 15%

- Comportamento, atitudes, inexistência de ocorrências disciplinares - 10%

- Entrevista de motivação - 15%

Mobilidade de recém-graduados:

– Entrevista: motivação para participar numa mobilidade de longa duração - 20%

- Soft skills, comportamento, atitudes, capacidade de adaptação/ resiliência, capacidade de resolução de problemas, autonomia, capacidade de relacionamento interpessoal - 15%

– Avaliação do percurso escolar (média da disciplina de Inglês, média final de curso, média da componente tecnológica do curso e média das classificações de FCT do curso) - 65%

Mobilidade de staff/ professores e colaboradores:

– Motivação para participarem no projeto;

– Disponibilidade para se deslocarem ao estrangeiro.

Em caso de empate será dada preferência aos candidatos que não tenham participado num projeto Erasmus+. 

A EPROMAT assegura que todos os processos de seleção e participação no Programa Erasmus+ são conduzidos com base nos princípios de não discriminação, igualdade de oportunidades e inclusão.

A escola garante que nenhum aluno ou membro do staff é excluído de candidaturas ou atividades de mobilidade com base em fatores como sexo, idade, origem étnica, deficiência, religião, orientação sexual, condição socioeconómica ou qualquer outra forma de discriminação.

Promovemos uma participação equitativa, garantindo o acesso de pessoas com menos oportunidades e a rotatividade das experiências de mobilidade.

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