top of page

PROGRAMA ERASMUS+

O Comité para a Cultura e Educação (CULT) do Parlamento Europeu aprovou, no dia 20 de fevereiro de 2020 a próxima geração do programa Erasmus+ para o período 2021-2027.
Este programa pretende apoiar a mobilidade, oferecendo oportunidades a pessoas de todas as idades, ajudando-as a desenvolver-se e a partilharem conhecimentos e experiências em instituições e organizações de diferentes países.

EPROMAT na Europa desde 2009 

Já foram muitos os alunos e professores que beneficiaram das ações do anterior programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, Comenius e Leonardo da Vinci.

Em 2009, iniciámos a nossa viagem com um projeto bilateral (2 países), Portugal e Polónia. 18 alunos da nossa escola, do Curso de Turismo estiveram 15 dias a viver na Polónia em Kalety. Os alunos ficaram alojados em casa dos colegas polacos, trocaram experiências, vivências e sobretudo aprenderam os hábitos e os costumes da terra.

Este projeto, “The Beauty of Region” tinha como objetivo desenvolver um guia turístico das cidades e regiões parceiras em 3 línguas: Polaco, Português e Inglês.

Em 2012, aventurámo-nos num projeto com parceiros de 6 países. Países tão diferentes como a Suécia, a Turquia, a Bulgária, a Roménia, a Itália e Portugal.

Foi uma experiência enriquecedora onde vivemos, por alguns dias, nos países parceiros, provámos a gastronomia, conhecemos os locais e as pessoas. 30 alunos e 4 professores tiveram oportunidade de conhecer os costumes locais.  Os trabalhos incidiram em temas transversais de interesse para os jovens, comparando o que se faz em cada país.

A partir de 2019, iniciámos um projeto com 6 países Europeus, Polónia, Portugal, Espanha, Itália, Roménia e Macedónia do Norte. O projeto pretende mostrar quais as competências-chave que devem ser desenvolvidas pelos alunos para responder aos desafios do mercado de trabalho no futuro.

Estágios na Europa

Desde 2013, que os alunos finalistas dos nossos cursos, têm a oportunidade de estagiar num país estrangeiro, permitindo-lhes conhecer novas formas de organização do trabalho e alargarem os seus horizontes a nível profissional, pessoal e cultural. Acreditamos que, ao oferecer esta oportunidade aos nossos alunos, estamos a contribuir para o aumento da qualidade profissional dos mesmos e para o aumento da qualidade dos serviços prestados pela escola às empresas.

Estes projetos Erasmus+ permitem que os alunos vivenciem a diversidade social, étnica, linguística e cultural e, também, adquiram e aperfeiçoem novos conhecimentos e competências. São uma experiência enriquecedora que possibilita aos alunos do ensino secundário desenvolverem competências profissionais e pessoais, aumentando a qualidade e pertinência das suas qualificações e capacidades.

Informação de seleção para o programa ERASMUS+

Os interessados serão submetidos a um processo faseado:

– Envio do Processo de candidatura (Ficha de inscrição, carta de motivação e autorização do Encarregado de Educação, se aplicável

– Seleção de alunos pelos Diretores de Curso, tendo em conta os critérios definidos para as diferentes modalidades (mobilidade de alunos)

– Afixação dos resultados.

Critérios de Seleção de participantes 

Mobilidade/intercâmbio para alunos de 1.º e 2.º anos:

– Desempenho escolar;

– Comportamento e inexistência de ocorrências disciplinares graves;

– Domínio da língua Inglesa;

– Disponibilidade para acolher colegas de escolas parceiras e outros participantes em Erasmus.

Mobilidade de recém-graduados:

– Motivação para participar numa mobilidade de longa duração;

– Avaliação do percurso escolar.

Mobilidade de staff/ professores e colaboradores:

– Motivação para participarem no projeto;

– Disponibilidade para se deslocarem ao estrangeiro.

Em caso de empate será dada preferência aos candidatos que não tenham efetuado uma mobilidade nos últimos 2 anos.

O processo de seleção é desenvolvido com rigor e transparência, pelo que os candidatos (e respetivos encarregados de educação) terão acesso aos resultados finais, sempre que solicitado.

bottom of page